Patrocinador 2

Patrocinador 3

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Plano de parto


Líder, nas visitas à gestante nos últimos meses da gravidez, é bom conversar com ela e com a família sobre os preparativos para o parto e sobre o nascimento do bebê.
Você pode perguntar se a gestante sabe em que hospital terá o seu bebê. Se ela mora longe do hospital, é bom sugerir que fique hospedada num local mais próximo. Se ela já tem outros filhos, é importante combinar com algum parente ou conhecido para que este cuide das outras crianças enquanto ela estiver no hospital.
Converse também sobre os tipos de parto. Explique que a melhor maneira do bebê nascer é por parto normal (pela vagina). Quando nasce dessa maneira, o bebê é mais ativo e tem vontade de mamar o colostro já nas primeiras horas de vida (veja a página 97).
O parto normal é melhor também para a mãe. Ela sente menos dor depois do parto e se recupera mais rápido. Com isso, fica mais disposta para cuidar de si mesma e do bebê. A cesariana só deve ser feita se houver necessidade.
Na hora de ir para o hospital, a gestante precisa levar:
• Seu Cartão da Gestante;
• Um documento - que pode ser a identidade, carteira de trabalho, certidão de casamento ou de nascimento;
• Uma sacola com suas roupas, absorventes e algumas roupinhas para o bebê.
O companheiro, as pessoas da família ou os amigos que moram perto, precisam conhecer os sinais de trabalho de parto (página 90) e saber aonde levar a gestante. Assim, se sentirão mais seguros para procurar o hospital na hora certa.
Os sinais de que a hora do parto está chegando podem ser diferentes de uma mulher para outra e também de uma gravidez para outra. Em geral o trabalho de parto do primeiro filho é mais demorado.
Faça um plano de parto com cada gestante e sua família, conforme as instruções da página 89.

Nenhum comentário:

Postar um comentário