Patrocinador 2

Patrocinador 3

sábado, 6 de novembro de 2010

Prevenção de doenças na gestação

A prevenção é a melhor maneira de evitar algumas doenças que podem ocorrer durante a gravidez. Como essas doenças podem não apresentar nenhum sinal ou sintoma, é importante a gestante se prevenir e realizar o pré-natal. Algumas dessas doenças são:
Tétano neonatal
O tétano neonatal (mal de sete dias) é uma infecção que ocorre pela contaminação do umbigo e que pode ser evitada pela vacina contra o tétano.
Durante o pré-natal, a gestante deve ser orientada sobre essa vacina. Assim, além de se proteger contra essa doença, protege também a saúde de seu bebê. As doses que a gestante vai receber dependem da situação vacinal em que ela se encontra, ou seja, se já tomou ou não alguma dose da vacina.
Situação da gestante Doses necessárias Intervalo entre as aplicações
Não vacinada Receber três doses 60 dias, sendo a última dose aplicada 20 dias antes do parto Recebeu uma ou duas doses Completar as três doses Deixar a aplicação da terceira dose mais próxima à data do parto.
Recebeu três doses nos últimos cinco anos não é necessário reforço.
Recebeu três doses há mais de cinco anos, receber uma dose de reforço.
Sífilis
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível fácil de tratar. Mas quando não é tratada, pode afetar gravemente a gestante e o bebê. Por isso, o acompanhamento do pré-natal deve ser iniciado logo que a mulher saiba que está grávida. Caso o médico, pelo exame de sangue, verifique que a gestante tem sífilis, ele deve tratar também o companheiro da gestante.
Toxoplasmose
Também conhecida como “Doença do gato”, a toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação. Além de evitar o contato com fezes de gato, as gestantes devem realizar o pré-natal, quando se faz o exame para saber se ela já teve essa doença. Também é bom lavar bem vegetais e frutas e evitar comer carnes cruas ou mal cozidas.
Aids
A Aids é uma doença que ataca as defesas do corpo. Quando a doença é descoberta no início da gestação é mais fácil fazer o tratamento e, assim, são grandes as chances de o bebê nascer sem o vírus causador da doença (HIV). Por isso, todas as gestantes devem realizar o exame para saber se têm o vírus HIV, durante o pré-natal.
A mulher portadora do vírus HIV não deve amamentar, pois a doença pode contaminar seu bebê pelo leite materno. A orientação de como alimentar o bebê deve ser feita pelo profissional do serviço de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário