Patrocinador 2

Patrocinador 3

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Indicadores de oportunidades e conquistas

O primeiro indicador de oportunidade e conquistas aparece na
página 106 deste guia. Esses indicadores se encontram organizados em
oito faixas de idade, que se iniciam no primeiro mês de vida do bebê e
vão até a criança completar seis anos. Em cada faixa de idade, são
colocados quatro indicadores.
Esses indicadores servem para valorizar e estimular atitudes na
família e na comunidade que promovam o desenvolvimento da criança.
Eles não servem para avaliar o desenvolvimento. Eles são, em especial,
um “pé de conversa” com a família, uma forma de começar e manter um
diálogo. Por meio deles, você, líder, deve conversar e pensar junto com
os pais quais situações da rotina da família podem ser oportunidades
que a criança precisa e o que favorece o seu desenvolvimento.
No Caderno do Lider está colocada a pergunta:
A pergunta 13 é respondida com auxílio dos indicadores que estão
colocados na aba da capa do Caderno do Líder e também com este Guia.
De acordo com a idade da criança, converse sobre os indicadores com a
mãe ou com quem cuida dela. Em cada um dos quadradinhos da
pergunta 13, anote:
[S] (sim) se o indicador foi alcançado;
[N] (não) se o indicador não foi alcançado;
[?] (interrogação) se teve dúvida ou não conseguiu observar o
indicador.
Se houver diferença entre a sua observação e a resposta da mãe ou
de quem cuida da criança, anote [?] (interrogação).
Na resposta aos Indicadores de Oportunidades e Conquistas é
preciso levar em conta que cada família tem seu modo de cuidar e
educar suas crianças e cada criança tem seu jeito e seu tempo para se
desenvolver.
Quando a resposta a um indicador é [N] (não), sempre é preciso
investigar.
A resposta pode indicar, por exemplo, que é necessário
criar as oportunidades que estão descritas nos indicadores e ainda
não fazem parte da rotina da família. Por exemplo, no caso de um bebê
que está com seis meses e não foi alcançado o indicador “As pessoas da
família incentivam o bebê a brincar com os objetos?.” Você, líder,
conversando com os pais, pode investigar para saber o que está
acontecendo e assim pensar em como ajudá-los.
A família tem como oferecer objetos para o bebê brincar? A família
sabe que é importante oferecer objetos ao bebê?
Quando as oportunidades estão presentes, a maioria das crianças,
alcança as conquistas apontadas nos indicadores ao final de cada faixa
de idade.
A resposta [N] (não) a um indicador que se refira à oportunidade e
conquista, ao mesmo tempo, pode significar ou que a criança não teve
oportunidade ou que ainda está conquistando a habilidade. Esse é o
caso, por exemplo, do indicador “Quando alguém coloca o bebê sentado
com apoio, ele consegue ficar nessa posição?”
Uma outra situação é quando a criança tem uma maneira diferente
de manifestar suas conquistas devido, por exemplo, a ter uma diferença
no funcionamento de seu corpo - como seria o caso de uma criança
surda. Nesse caso, a resposta aos indicadores relacionados diretamente à
audição seria o [N] (não). Uma explicação para esses casos será vista na
página 281.
É preciso muita atenção quando algum indicador não for alcançado
até o final da faixa de idade; ou seja, continuar a ter a resposta [N]
(não). Nesse caso, é preciso continuar a observar a criança e a orientar os
pais nos meses seguintes. É importante também que você, líder, veja com
o coordenador de ramo o que mais pode ser feito.
O objetivo dos indicadores é indicar ao líder
quando a família precisa mais de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário