Patrocinador 2

Patrocinador 3

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O bebê na primeira semana de vida A chegada do bebê na comunidade

A mãe e o bebê vão para casa! Que a chegada deles seja celebrada na família e na comunidade:
Ó Deus, toda comunidade vos agradece pelo dom da vida.
Que esta criança seja o símbolo da presença do Senhor Deus.
Que cresça com o aleitamento materno,
no conhecimento e no amor a Deus e ao próximo.
Que seus pais lhe dêem o exemplo da fé
e a eduquem na Palavra de Deus.
Que a paz, o bem, o amor e a ternura habitem em seu coração. Amém.
Os pais têm a responsabilidade de aceitar com amor a tarefa de cuidar e educar sua criança. E devem fazer isso de acordo com seus valores, seus costumes e sua fé.
Uma das primeiras demonstrações de fé dos pais é apresentar a criança à sua comunidade religiosa. Nas famílias católicas, o Batismo é o sinal da entrada de uma pessoa na comunidade dos filhos de Deus.
Líder, pergunte à família se já foi tirada a Certidão de Nascimento, que é o primeiro documento da criança como cidadã. Se ainda não foi, anime o pai ou outra pessoa da família a registrar logo o bebê.
Mas para que a criança se torne uma cidadã, precisa também que a família, a comunidade onde mora e toda sociedade garantam seus direitos. Está no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e comunitária.”
O bebê tem Certidão de Nascimento?
Líder, agora que a mãe e o bebê chegaram em casa, a família pode precisar muito de sua ajuda. Sua presença é importante, pois é na visita domiciliar que você percebe se a mãe e o bebê estão bem. E você faz isso conversando, apoiando e identificando situações em que pode ajudar.
Nos primeiros sete dias de vida do bebê, é bom que você visite a família mais vezes, principalmente se o casal não tem parentes próximos.
Esse período é o mais delicado, pois doenças podem aparecer rapidamente e estas costumam ser graves. Além disso, a mãe ainda está se recuperando do parto.
Quando o bebê é o primeiro filho, os pais podem ficar inseguros, pois estão começando a aprender o que é ser pai e mãe. O casal que já tem outros filhos também precisa ser apoiado.
Líder, seu apoio para animar a mãe a amamentar é valioso!
A mãe está mais sensível e precisa ficar à disposição do bebê o tempo todo. Seu humor e seus sentimentos variam: ora está calma, ora está nervosa; sente alegria, sente tristeza. Pode ficar preocupada por achar que não sabe cuidar do bebê ou inquieta pelos outros filhos, quando já os tem.
Ela precisa de ajuda e compreensão do companheiro e de outras pessoas para que não se canse e possa cuidar bem do bebê. Se as pessoas ajudam no serviço da casa e no cuidado com os outros filhos, ela se cansa menos. Se ela tem com quem conversar sobre o que está sentindo, fica mais calma e segura. Mulheres sem companheiro precisam do apoio de outras pessoas ainda mais. Alguém ajuda em casa para que a mãe possa cuidar bem do bebê?
Líder, nesses primeiros dias, preste atenção na relação entre a mãe e o bebê. Ao observar como a mãe cuida do bebê, na troca de fralda, na hora do banho e da mamada, você poderá saber como eles estão se relacionando.
As mães que cuidam do bebê com vontade e alegria, acariciando e sorrindo para ele, demonstram que a relação está começando bem. Nos primeiros dias após o parto, algumas mães podem ficar muito tristes e sem vontade de cuidar do bebê por algum tempo. É importante animar a mãe, com jeito e carinho, para que ela cuide do bebê. Converse também com o companheiro e com a família e incentive-os a observar a relação mãe e filho. Quando a tristeza da mãe não diminui ou piora, é preciso que ela vá ao serviço de saúde, para que o médico avalie e indique o tratamento adequado para a mãe. a
O pai do bebê também pode ficar mais sensível, ansioso e se sentir abandonado. É que agora as atenções são todas para o bebê e para a mãe. E ele também pode ter medo de não saber como ajudar a cuidar do bebê.
Líder, converse com o pai e mostre que ele é importante, animando-o para que ajude nos cuidados com o bebê. É bom incentivar que o pai e a mãe falem um com o outro sobre suas dúvidas e preocupações.
O apoio do líder, da família, dos amigos e da comunidade fortalece a solidariedade e ajuda os pais a criarem um ambiente de segurança, amor e saúde para o bebê.

“De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente
palavas boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes.”
Ef 4,29

Nenhum comentário:

Postar um comentário