Patrocinador 2

Patrocinador 3

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Aleitamento materno: colostro

Quando o bebê é colocado para mamar logo depois que nasce, é bom para mãe e para ele, pois o leite desce mais cedo e a ligação entre eles fica mais forte. Quando o bebê suga o peito, isso ajuda na saída da placenta, a mãe perde menos sangue e o útero volta mais rapidamente ao tamanho normal. Portanto, amamentar é bom para o bebê e também para a mãe!
A amamentação é um ato que precisa ser aprendido pela mãe e pelo bebê. Por isso é importante a mãe saber que pode precisar da ajuda dos profissionais de saúde para amamentar. Todo apoio para promover a amamentação é abençoado!
A mãe deve amamentar somente o seu bebê. Ela nunca deve dar seu bebê para que outra mãe amamente. Algumas doenças podem passar para o bebê pelo leite materno.
Nos primeiros dias, o bebê mama o colostro, que é um leite transparente-amarelado, mais grosso, rico em proteínas e sais minerais e contém defesas contra certas doenças. Além de ser fonte de saúde, o colostro auxilia na eliminação das primeiras fezes do bebê. Essas fezes são chamadas de mecônio e são escuras e grudentas como piche de asfalto. Algumas mulheres, entre o segundo e quinto dia após o parto, sentem as mamas mais pesadas, um pouco doloridas e ligeiramente quentes. Isso é normal. O importante é a mãe continuar amamentando, com o bebê fazendo boa pega (página 112). Assim o desconforto passa e a amamentação segue bem.
Ao longo do tempo, o corpo da mulher modificará o leite de acordo com a necessidade do bebê. O leite materno terá outros nutrientes para que o bebê se desenvolva com saúde. Portanto, o leite materno é sempre adequado para a idade do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário