Patrocinador 2

Patrocinador 3

sábado, 6 de novembro de 2010

Queixas mais comuns

Líder, para evitar ou diminuir desconfortos na gravidez, você pode
orientar sobre estes cuidados:
Seios doloridos
Para diminuir a dor nos seios é preciso usar sutiã, de preferência de
alça larga, para dar suporte ao peso deles que aumentou. As bolinhas das aréolas não devem ser espremidas, pois podem inflamar.
Tonturas
Na gravidez é comum que a pressão do sangue fique mais baixa e que a gestante sinta tonturas. Assim, é bom que ela se alimente em intervalos menores e se levante sempre devagar. Quando a gestante sentir tontura, deve se deitar e respirar lenta e profundamente.
Mudanças de humor
A alteração dos hormônios, a ansiedade e o medo de que aconteça alguma coisa com o bebê deixam a gestante muito mais sensível. Ela pode chorar ou rir por qualquer coisa. É bom conversar com a gestante e com a família, explicando que mudanças de humor fazem parte da gravidez e, por isso, é preciso ter mais paciência.
Enjôos e vômitos
Para diminuir esses desconfortos, a gestante precisa comer pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia. Comidas de consistência mais mole e de temperatura morna ou fria são mais adequadas nessas situações. Também ajuda beber água gelada, comer frutas de sabor mais azedo e evitar alimentos gordurosos e apimentados. Beber líquido durante a refeição não é aconselhável.
A vontade de vomitar geralmente acontece quando a gestante acorda, sente cheiro forte de perfume, gasolina, cera ou quando escova os dentes. Para diminuir a ânsia de vômito é bom a gestante alimentar-se logo ao acordar - dando preferência a alimentos secos, evitar o jejum prolongado - comer de seis a oito pequenas refeições durante o dia, e evitar deitar-se logo após as refeições. Escovar os dentes sem pasta, só com água, também ajuda. Algumas gestantes podem ter bastante enjôo, com vômitos freqüentes, o que dificulta o sono, compromete o apetite e pode desidratar o corpo. Para prevenir a desidratação, é importante tomar mais líquidos. Se a gestante vomitar muito, ela deve procurar o serviço de saúde.
Fraqueza, palidez e excesso de saliva
Tudo o que o bebê precisa para se formar e crescer vem do sangue da mãe. Se a mulher tinha pouco ferro no sangue ou estava desnutrida antes de engravidar, ela tem grande chance de ter anemia por falta de ferro na gestação. A gestante fica mais pálida, fraca e sem vontade de fazer as coisas. O desejo de comer certos alimentos e coisas esquisitas pode mostrar que a gestante precisa de alguns nutrientes que estão faltando em sua alimentação.
Fraquezas e desmaios podem acontecer após mudanças bruscas de posição e também quando a gestante fica sem se alimentar por muito tempo. Líder, para prevenir esses problemas, oriente a gestante a alimentar-se logo ao acordar e a evitar o jejum prolongado. Caso a gestante sinta-se fraca, oriente-a a deitar-se do lado esquerdo e respire com calma e profundamente. No início da gravidez é comum a gestante ter bastante saliva. É bom que ela engula a saliva e tome dois litros ou mais de água por dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário