Patrocinador 2

Patrocinador 3

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Higiene

A higiene é importante, pois protege o bebê de doenças e faz com que ele se sinta bem. As mãos da mãe, ou de quem cuida do bebê, devem estar sempre limpas e com as unhas curtas.
Para facilitar a hora do banho, é bom deixar tudo preparado antes de colocar o bebê na água. É preciso verificar antes se a água não está muito quente. Isso pode ser feito colocando o cotovelo e sentindo se a temperatura está confortável.
Previne-se, assim, queimaduras. O rosto e a cabecinha devem ser lavados antes de colocar o bebê na água. Isso evita que os restos de xixi e cocô contaminem a água e causem inflamação nos olhos. O bebê precisa ser segurado com firmeza, para não ficar assustado. Para facilitar, é bom apóia-lo num braço e banhá-lo com a outra mão.
As dobrinhas do pescoço, dos braços e das pernas devem ser bem enxugadas, para evitar assaduras. É bom separar um pano macio ou toalha só para o bebê. O talco não precisa ser usado, pois não tem função alguma. Deve-se vestir o bebê com roupas que sejam confortáveis e que não prendam seus movimentos. Toda vez que a fralda estiver molhada, ela precisa ser trocada. A bundinha do bebê deve ser limpa, lavada e bem enxugada a cada troca de fralda. Isso evita assaduras e infecções. Para limpar as meninas, o pano úmido deve ser passado na vulva sempre de frente para trás. Com esse cuidado o cocô não contamina a vagina e o buraquinho do xixi. Nos meninos, é importante puxar para trás a pele do pênis, com delicadeza, limpando bem os restos de urina e fezes que estejam entre as preguinhas. Isso evita infecções.
O cordão do umbigo costuma cair nos primeiros 14 dias de vida do bebê. O curativo do cordão umbilical precisa ser trocado todos os dias, até que o umbigo caia. O melhor é usar álcool 70%. Esse álcool pode ser comprado na farmácia ou conseguido no Posto de Saúde.
Para fazer o curativo é preciso secar bem o umbigo após o banho e passar uma gaze molhada em álcool 70% no local. Não se deve colocar esparadrapo, faixa ou umbigueira no coto umbilical. Isso dificulta a respiração do bebê e não deixa o umbigo secar e cair.
Se, depois que o umbigo cair, surgir sangramento, vermelhidão ou mau cheiro no local, é preciso levar o bebê ao médico imediatamente.
Em alguns bebês, pode aparecer uns pontinhos brancos na boca, parecendo leite talhado (coalhado). Pode ser sapinho. O tratamento é feito da seguinte maneira:
• um copo de água bem limpa;
• uma pitada de bicarbonato de sódio;
• molhar um pano limpo nesse líquido e limpar a boca do bebê antes das mamadas;
• molhar a outra ponta do paninho e limpar o mamilo e a aréola antes e depois de cada mamada;
• depois de usado, o paninho deve ser jogado fora. É preciso levar o bebê ao médico se os pontinhos brancos não desaparecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário