Patrocinador 2

Patrocinador 3

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A boa pega do bebê no peito

Mostre para a mãe como é uma boa pega, para que o bebê mame bem e não machuque o seio dela. Para isso:
• O bebê deve estar acordado;
• A boca do bebê deve abocanhar todo o mamilo e a maior parte da aréola, que é a parte escura em volta do mamilo;
• O lábio inferior deve estar virado para fora;
• O queixo do bebê deve encostar na mama.
O bebê costuma sugar, dar uma pausa e sugar novamente. A mãe pode ouvir o bebê engolindo o leite.
Mesmo quando o bebê faz boa pega, a mãe pode sentir umas fisgadas no começo da mamada: isso é o bebê puxando o mamilo.
Não existe um tempo certo para a mamada. Alguns bebês “devoram” o leite rápido, outros o bebem bem devagar. Os bebês novinhos costumam mamar por 15 ou 20 minutos. Esse tempo é suficiente para que o bebê receba todos os nutrientes do leite.
Em geral, os bebês não conseguem esvaziar as duas mamas. É importante deixar que ele esvazie bem uma mama, antes de trocar de seio. Se o bebê não quiser mamar, significa que já está satisfeito.
Quando for retirar o bebê do peito, a mãe deve colocar o dedo mindinho no canto da boca do bebê.
Assim, ele soltará a mama sem machucar o seio.
Depois de mamar, o bebê deve ser colocado em pé, no colo, com as costas e a cabecinha bem apoiadas. Se ele engoliu ar, vai arrotar. Não precisa bater nas costinhas nem sacudir o bebê.
Líder, oriente a mãe para que ela inicie uma nova mamada:
• pelo seio que o bebê não sugou na mamada anterior; ou
• se o bebê mamou nos dois seios, pelo último seio que ele mamou.
Para manter o seio limpo para o bebê, basta a mãe tomar banho todos os dias e trocar o sutiã sempre que ele estiver molhado.
Ao término da mamada, para proteger seus seios, a mãe deve tirar uma ou duas gotinhas do seu leite e passar ao redor das aréolas e do mamilo, deixando secar antes de vestir a roupa. A gordura do leite forma uma camada de proteção contra bactérias e lubrifica a pele, protegendo o bico do seio contra rachaduras.
O leite materno deve ser oferecido sempre que o bebê solicitar.
Assim, ele ganha peso rápido.
O bebê que mama no peito não precisa receber chá ou água. O leite materno mata a sede do bebê, mesmo em lugares bem quentes e secos.
O bebê que não mama só no peito, tem mais infecções, como diarréia e pneumonia.
Quando a mãe diz que está com pouco leite ou com dificuldade para amamentar, é preciso verificar o que está acontecendo:
• O bebê faz boa pega?
• O bebê está tomando água, chá ou outro tipo de leite além do leite materno?
• O bebê mama sempre que tem vontade?
• A mãe está passando por alguma dificuldade?
• O companheiro anima e apóia a mulher para amamentar?
• Os demais familiares, amigos e vizinhos estão ajudando a mãe nesse período?
Dificuldades podem aparecer, especialmente quando é o primeiro filho e a mãe não tem muita experiência ou se a mãe teve problemas para amamentar outros filhos. Essas mulheres vão precisar de mais apoio da família e de você, líder.
Não existe leite materno fraco. Quando a mãe fica mais cansada ou tem aborrecimentos, pode ocorrer uma pequena diminuição na produção do leite. Oriente-a para que ela tome mais líquido, se alimente bem e descanse mais.
É bom explicar para os pais que todo bebê perde um pouco de peso nos primeiros dias de vida. Depois, mamando, seu peso vai aumentar.
Quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz.
Cada bebê tem seu próprio ritmo de alimentação e de sono. Os pais podem saber se o bebê está mamando o suficiente quando ele faz cocô e xixi várias vezes ao dia. O cocô é mole, de cor amarela, amareloesverdeado e em pequena quantidade. Isso não é diarréia.
O pai não pode dar o peito, mas pode dar apoio para a mãe. Assim, aumenta sua ligação com o bebê. Ele pode, por exemplo, trazer o bebê para mamar, colocar para arrotar, trocar a fralda, falar e cantar para ele.
Líder, é importante estar mais perto da mãe o início da amamentação. Acompanhe pelo menos duas mamadas para ver como está a "pega" do bebê e ajude a acalmar a mãe nesse período.
“Feliz o ventre que te trouxe
e os seios que te amamentaram”
Lc 11,27

Nenhum comentário:

Postar um comentário