Patrocinador 2

Patrocinador 3

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aleitamento materno

O desejo de amamentar é o fator mais importante para o sucesso da amamentação. Outros fatores que a influenciam são: o empenho da mãe, o apoio que ela recebe nos primeiros dias e a boa pega do bebê no peito.
As visitas desses últimos meses são ideais para explicar à gestante
sobre a boa pega e como fazer a retirada do leite de sua mama por
meio da ordenha. Assim ela fica mais preparada e tranqüila para as
primeiras mamadas. A boa pega está explicada na página 112, e a
ordenha na página 170.
Nas conversas, além de animar a gestante para amamentar o seu bebê, também é bom procurar saber o que ela sente e pensa sobre amamentar, para poder ajudar de acordo com as necessidades dela.
Mães de primeiro filho podem ficar com medo de não conseguir amamentar. Mães que não tiveram bons resultados na amamentação de outros filhos vão precisar de apoio para conseguir amamentar o novo bebê. Uma boa ajuda é promover o contato da gestante com mães que já amamentaram ou ainda estão amamentando.
Vimos até agora o quanto é importante descobrir e acompanhar as gestantes o mais cedo possível, para ajudá-las a terem uma gravidez saudável e um parto tranqüilo.
Para ajudar ainda mais os líderes nessa missão de ir em busca das gestantes de sua comunidade, a Pastoral da Criança incentiva um mutirão a cada três meses: fevereiro, maio, agosto e novembro. Nesses meses, os líderes escolhem um ou mais dias para visitar todas as casas da comunidade à procura de novas gestantes, para animá-las a serem acompanhadas pela Pastoral da Criança e iniciarem o pré-natal.
Mesmo que a gestante não queira ser cadastrada na primeira visita, entregue as cartelas do Laços do Amor e os 10 Mandamentos Para a Paz na Família. Com paciência, continue empenhada em visitar a gestante e entregue as cartelas, mês a mês, até que ela se acostume com sua presença e aceite ser cadastrada e acompanhada. A cada gestante conquistada, celebre!

“E disse-lhes: Ide pelo mundo inteiro e anunciai a
Boa Nova a toda criatura!”
Mc 16, 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário