Patrocinador 2

Patrocinador 3

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como o bebê pode aprender e se desenvolver

Desde a gestação, o modo como os pais se relacionam com o bebê já vai formando nele o seu jeito de ser. Nos últimos meses da gravidez, o bebê ouve sons, reage a luz forte perto da barriga da mãe e pode sentir quando ela está muito cansada ou nervosa.
Antes de nascer, o contato do bebê com a mãe é direto. É dela que ele recebe alimento, calor e aconchego na barriga. No momento do nascimento, todas essas sensações conhecidas somem rapidamente, e o bebê vai ter de se acostumar a um novo ambiente.
Olhar carinhoso, palavras suaves, toques delicados e aconchego no colo dos pais fazem o bebê se sentir amado e protegido.
O bebê comunica suas necessidades, principalmente, pelo choro. Ele chora de fome, de dor, de frio ou calor, pedindo aconchego e porque está molhado. Ao ser atendido aprende que alguém cuida dele. Aos poucos, os pais aprendem a identificar as necessidades do bebê e assim podem ajudá-lo melhor a se desenvolver.
O bebê fica a maior parte do tempo com os braços e pernas dobrados e as mãos fechadas, como ficava dentro da barriga da mãe. É comum também ele arrotar, soluçar, tossir um pouquinho, fazer pequenos barulhos. Essas coisas fazem parte da vida do bebê.
O bebê se movimenta pouco e quase sempre reage do mesmo modo a alguns estímulos. Por exemplo: quando colocamos o dedo na sua mão, ele agarra com força; quando é tocado, ouve barulho ou tiramos sua roupa, ele faz movimento de abraço ou de susto. O bebê dorme a maior parte do tempo. Dormindo ele acumula a nergia necessária para mamar e crescer. Uns têm sono mais leve, outros têm sono mais pesado. O sono do bebê que é tocado com carinho pelos pais geralmente é mais tranqüilo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário