Patrocinador 2

Patrocinador 3

sábado, 30 de outubro de 2010

Cuidados com a Gravidez

Gravidez não é doença, mas é uma fase da vida em que a mulher requer cuidados especiais. Do ponto de vista médico, costuma ser dividida em três trimestres.
O primeiro talvez seja o que mais apresenta reações indesejáveis. A gestante fica sonolenta, com a sensibilidade à flor da pele. Os seios intumescem e ficam doloridos. Algumas têm enjôo, náuseas e chegam a vomitar.

No segundo trimestre, o mais tranqüilo, a mulher se sente mais disposta e o mal-estar desaparece. Se não fosse a barriga dar sinais de que acolhe um novo membro da família nem se notaria diferença no seu jeito de ser.

O terceiro trimestre parece que demora mais a passar. O volume do útero aumenta muito, o que causa alterações não só na aparência, mas na anatomia e fisiologia da mulher. Nesse período, as visitas ao médico têm de ser mais freqüentes e os cuidados redobrados.

O apoio do marido e da família é fundamental para que a mulher leve a gestação com tranqüilidade e confiança.

Dr. Jorge Naufal é médico ginecologista e obstetra, diretor do Hospital e Maternidade Neomater (São Bernardo, SP), referência estadual na área médica, e autor do livro “Gravidez, um caminho seguro” (Editora Ártemis).
Fonte: http://drauziovarella.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário